Por que Linux é melhor para o Brasil e a humanidade?

Para todas aquelas pessoas que só conhecem o Windows como Sistema Operacional para computadores, sejam eles, computadores pessoais ou corporativos e não conhecem, ou acham o Linux muito complicado e difícil de usar, leiam esse artigo do Departamento de Informática e de Estatística (INE) da Universidade Federal de Santa Catarina, sobre o Linux e conheçam várias distribuições como FedoraDebian, Mandriva, Opensuse e outras distribuições, dando um certo ênfase ao Ubuntu, esclarecendo certos mitos que existem sobre Linux, ensinando a instalar programas e também mostrando como se instala o Ubuntu.

Leiam um trecho:

” Primeiro de tudo vou deixar claro que NÃO É IDEOLOGIA, pelo menos não a ideologia pejorativa pós-napoleônica, mas sim, talvez, ideologia como ciência, a ciência das ideias à Destutt de Tracy, quem sabe.”

“Depois, como é a situação atual no mercado de PCs? Monopólio. Sim, monopólio, o mesmo monopólio que é estudado há décadas e já provado que é prejudicial para o sistema econômico e para os consumidores. Isso que é preciso mudar, mudar para o benefício geral, de todos, tanto da iniciativa privada quanto dos consumidores.”

“Mas a primeira atitude que é preciso tomar é conhecer o quão ruim a situação atual é. Depois é preciso pensar o motivo que leva muitos a defenderem a permanência da situação atual. É de se estranhar realmente como alguém defende a permanência de uma unica mega-empresa no desenvolvimento e distribuição de algo vital para todos, o sistema operacional de um computador. No entanto isso existe e são milhares que defendem a atual situação calamitosa.
É preciso saber que esse monopólio somente traz prejuízo para todos e beneficia unicamente a corporação dominante.
Agora, por que é prejudicial a dominação de uma unica empresa para todos nós se eu sou consumidor e não empresário concorrente? Simples:

  • inovações freadas e ineficiência – é provado que com a dominação maciça de uma mega-empresa lentifica, quando não cessa, o caminho das inovações. Quer um exemplo da própria Microsoft? O Internet Explorer. A Microsoft colocou o navegador pré-instalado, com isso dominou o mercado de navegadores. Com a dominação o Internet Explorer parou no tempo. A Microsoft acabou com a equipe de desenvolvimento deixando apenas 6 pessoas para fazer remendos na segurança (só porque houve pressão pois o objetivo inicial era deixar o IE jogado). O Internet Explorer só começou a evoluir (e mesmo assim ele ainda não segue os padrões da internet) quando o Mozilla Firefox começou a fazer sucesso. Quem ganhou com a concorrência? Nós.

Leiam todo este excelente artigo da UFSC e deixem seus comentários sobre o que acharam.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: